COMO ALIVIAR O ESTRESSE DO FIM DE ANO

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Enfim chegamos ao final do ano. Época de festas, comemorações, de fazer planos, de concluir as metas que fizemos para esse ano, de fechar o semestre na faculdade, no curso, fazer hora extra pra dar conta no trabalho, fazer as compras de natal… Ufa! Cansei.

No final do ano muita gente apresenta sinais de cansaço mental e físico, irritação, desânimo, e aparece aquela vontade de jogar tudo pra cima. Pior ainda para os ansiosos (além de mim, mas alguém por aqui?).

Calma! Antes que comece a se desesperar eu tive uma ideia: vamos começar a semana com dicas de como aliviar o estresse do dia a dia? E pode acreditar! Por experiência própria garanto que essas pequenas coisas vão te fazer muita diferença.

RESPIRE

Exercícios de respiração acalmam o corpo e a mente. Expire em 4 tempos e expire fazendo o mesmo. Ao inspirar puxe pelo nariz e preste atenção: o que deve se mover é a barriga e não o peito. Solte o ar pela boca. Se concentrar na contagem ( 1…2…3…4) vai fazer você sair por um tempo do foco do estresse.

ALONGUE-SE

Para tirar a tensão acumulada do pescoço, dos ombros, braços e pernas. Tenha consciência de cada movimento, observe a sua respiração e sinta o alívio e os benefícios que o alongamento vai lhe trazer.

DESACELERE

Quando o bicho tá pegando a cabeça da gente vira uma só confusão então, saia um pouco do ambiente que está e vá pra onde tenha ar livre e tire uns 5 minutinhos. Aproveite também para lavar o rosto com água fria vai te acalmar e te trazer um pouco mais de equilibro.

CALMANTE NATURAL

Faça um suco com 300 ml de suco de maracujá e 1 fatia de melão. Se puder acrescente 1 colher de aveia e bata tudo junto. O melão e o maracujá são conhecidos como calmantes naturais além de serem refrescantes e a aveia é grande aliada para combater a ansiedade.  Aprendi essa receita com a minha nutricionista e tomo algumas vezes na semana.

Você pode tomar no café da manhã, no lanche ou no jantar. A escolha é sua.

VINHO E MÚSICA

Chegou em casa daquele dia tenso? Escute o conselho da minha mãe: “Tome uma tacinha de vinho… Só pra relaxar!” Aproveite e coloque a música que mais gosta pra tocar e se recupere com esse momento agradável. ( Tenho uma playlist bem legal aqui, vem ver!)

FAÇA ALGO QUE TE AGRADA TODOS OS DIAS

Comer um docinho (1 só hein?), fazer uma corrida, ler um livro, assistir um vídeo no youtube, seu seriado predileto o que seja. Separe um tempo pra você, pra se reconectar, para fazer algo que te faz bem e feliz.

ABRACE

Encha-se de energia boa, encontre aquele amigo ou colega que você pode contar em todas as horas, seu amor, seu filho ou algum parente e sinta um pouco do carinho. Certeza que vai te acalmar e dar um up no seu astral.

Vamos botar em prática já nessa semana?

Me contem se gostaram e se deu certo pra vocês também!

Beijo tchau!

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